Dicas de como escolher as madrinhas de seu casamento:

Uma das escolhas mais difíceis do casamento, desde o buffet até a música da entrada da noiva, está na dos padrinhos e madrinhas. É uma escolha que envolve pessoas que podem ficar desapontadas e que envolve toda uma história de relacionamento e de relação com o casal. E essa escolha é mais complicada ainda com as madrinhas, que se magoam mais fácil e ponderam com frequência a decisão da noiva. Por isso, é necessário muito bom-senso e dedicação.

 

Dicas gerais para a escolha

A escolha das madrinhas para o casamento deve ser uma decisão do casal, mas é melhor que a decisão final fique por conta da noiva, que conhece melhor a reação de cada candidata à escolha e à exclusão. Mas também não vale escolher a madrinha só porque ela acha que vai ser ou que merece ser escolhida.

O merecimento deve ser decidido pelos noivos e é baseado em uma convivência prévia e forte, com laços de amizade em pontos importantes da vida do noivo ou da noiva, e principalmente se houver participação direta na relação dos dois, como nos primeiros passos da união do casal. Dessa forma, haja com sensibilidade, mas com decisão, e não tente dar explicações se alguém acabou ficando fora da lista. Até porque todos sabem que nem todas que merecem podem ser madrinhas, e se houver uma legião de madrinhas ao lado de pessoas de importância essencial da vida do casal, toda a magia e toda a aura especial que envolve o cargo de madrinha se perde por conta do excesso de generosidade dos noivos.

 

Quantidade de madrinhas

É quase irresistível convidar uma pessoa importante para ser madrinha do nosso casamento, já que sabemos a reação de gratidão e como a pessoa se sente especial em um momento desses. Mas não podemos deixar essa vontade nos deixar levar e convidar madrinhas demais.

Mas não há um número específico no protocolo dos casamentos, e não há imposição de parte alguma. Por isso, o bom-senso deve estar presente. Para que os noivos tenham uma ideia, o número ideal ou médio para casamentos é de cinco madrinhas para cada cento de cinquenta convidados. Mas esse é apenas um número de referência para não deixar as escolhas em um vão muito escuro. A escolha final é dos noivos e só eles podem decidir a quantidade e a presença de cada madrinha que estará ao lado deles no altar.

Casamento::

Comentários

Tags: